quinta-feira, 14 de julho de 2011


AnoHana, abreviação do título original “Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai”.. Trata-se de um drama original com 11 episódios programados. 
A história se inicia com o hikikomori Jinta Yadomi que em mais um belo dia trancado em casa começa a ver Menma, uma amiga de infância que morre eu um acidente ainda não explicado. Consciente do seu estado psicossocial diferente, Jinta acredita que a garota não passa de uma alucinação e o acaba não dando tanta importância aparente, o que fala muito da perda de vontade pela vida do garoto. No entanto, diversos indícios vão sendo apresentados, como o fato dela estar em uma versão crescida, mostrando que Menma talvez não seja uma alucinação.

Apesar do ponto de vista central ficar a cargo de Jinta, a série gira em torno do antigo grupo de amigos Menma, Jintan, Poppo, Anaru, Yukiatsu e Tsuruko, antes inseparáveis, acabam seguindo caminhos bem distintos após a morte de Menma. Só que apesar disso, a verdade, e aqui temos finalmente a trama verdadeiro do anime, é que todos eles foram marcados pela fatalidade e até hoje carregam esse trauma em suas vidas.

“Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai”, traduzido livremente como “Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia”, se interpretado com mais cuidado acaba entregando. Nenhum deles conseguiu verdadeiramente seguir em frente depois do que aconteceu. A flor, simbolicamente a morte de Menma, não conseguiu ser assimilada. A história, então não é sobre um fantasma que precisa ter seu último desejo realizado, mas sim sobre o processo de superação de um forte trauma que marcou a vida desses cinco amigos.

E isso o diretor Tatsuyuki Nagai vem realizando com um tato apurado, apoiado pelos roteiros da fantástica Mari Okada, mesma roteirista de Hourou Musuko. A série chamou atenção rapidamente por seu primeiro episódio marcado por uma forte carga dramática, levando algumas pessoas às lágrimas (Segundo aos comentários, 90% derramaram-se em lágrimas, até os mais durões não resistiram). Nos episódios subsequentes o que poderia ir para um viés brega e exagerado se seguisse o modelo do primeiro acaba diminuindo o tom, apresentando com cuidado os personagens e criando uma forma natural deles voltarem a se relacionar, (mas, não há quem diga que não chorou a série inteira).
Prepare seu lenço, pois este é o mais triste e lindo anime atualmente lançado.

Genero: Drama, Slice of Life
Episódios: 11
Assistir Online: Anime Doki Doki

2 comentários:

  1. Esse anime foi ótimo e um dos melhores da temporada de animes que se encerrou no Japão(o melhor é Steins Gate).

    ResponderExcluir
  2. Ambos são ótimos dentro de seus determinados estilos.
    Steins;Gate é ficção cientifica enquanto Ano Hana é drama. Mas, ressalvo que são ótimos!!

    ResponderExcluir